terça-feira, 2 de outubro de 2012

Borboletas o nosso Brasil !!!!!!!

As borboletas alem de encantarem por onde passam,alem de belas tambem tem um papel muito importante na natureza ´pois,ajudam as especies vegetais a se perpetuarem.Quando pusam nas flores para buscarem o seu alimento elas soltam o polen,o polen grudam em suas asas e quando elas voam e espalham para todo canto esse pozinho, onde entrando em contato com as plantas femeas acontecem a fecundação, dando a origem a novas plantas e flores !!!! ajudando n processo da natureza As borboletas põem ovos que dão origem a larvas chamadas pupas. Nesta secção vamos fazer um pequeno resumo sobre o mais belo dos insectos, a borboleta.A duração da vida das borboletas é muito variável. Pode durar várias semanas ou poucos dias, dependendo das espécies. Vamos falar mais detalhadamente sobre as borboletas.As borboletas utilizam várias técnicas para que as suas asas tenham cores tão belas. Estas podem utilizar os pigmentos coloridos contidos nas folhas das plantas que as larvas consomem. Vamos descrever um pouco as asas das borboletas.As antenas das borboletas têm o mesmo papel que o nariz no caso dos humanos. Vamos falar sobre a cabeça das borboletas e seus componentes. A última das três partes que constituem o corpo do insecto (cabeça, tórax e abdómen) serve para as borboletas principalmente para a reprodução, contudo também mantém o intestino e o coração. Vamos falar um pouco sobre as características do corpo da borboleta.
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSdNytfK8FZGB-n_uXrYesbG-BulQAZ4HnGZXZw9XW5oF3MgOsYlw
Teoricamente sua distribuição geográfica compreende o sul do Espírito Santo e a costa do Rio de Janeiro. Todavia, as únicas populações atualmente conhecidas de Mimoides lysithous harrisianus, estão restritas a Reserva Biológica de Poço das Antas, Município de Barra de São João. Por isto, ela é classificada com muito ameaçada, sendo a exploração imobiliária o principal fator que determina do seu processo de extinção. Em Poço das Antas podemos ver a sua forma platydesma voando ao lado de P. ascanius, de quem é mimética.
As Borboletas pertencem à ordem de insetos denominada Lepidóptera uma das divisões da grande classe Insecta, a qual, por sua vez, é parte do filo Arthropoda.
Quando se pega uma Borboleta com as mãos, elas deixam sempre uma certa quantidade de pó em nossas mãos. Esse pó é constituído pelas milhares de minúsculas escamas que recobrem as asas das Borboletas e formam desenhos incríveis, de cores muito vivas. Os zoólogos classificam as Borboletas como insetos da ordem dos Lepidópteros por causa dessas escamas, o nome “Lepidóptero” deriva de palavras de origem gregas que significam “asas escamosas”.
Existem mais de 150 mil espécies de Lepidópteros descritos no mundo, sendo que a maior parte é representada por formas noturnas, as Mariposas.As Borboletas possuem características que são comum a todos os insetos:
Exoesqueleto (esqueleto externo); três pares de pernas articuladas; três segmentos no corpo (cabeça, tórax e abdome); e um par de antenas sensórias.


A borboleta Helíconius macho não perde tempo, acasala com a fêmea assim que ela sai do casulo, quando ainda está com as asas amassadas das crisálidas.
Durante o acasalamento, a borboleta Heliconius macho transmite um odor para a fêmea que faz com que ela cheire como os machos, afastando outros pretendentes. As fêmeas armazenam essa secreção por três meses, sugerindo que o fato de não estarem atraentes possa lhes trazer vantagem. Talvez as livre das atenções dos machos, deixando-as livres para gastar mais tempo se alimentando e desempenhando sua função de botar ovos.
Há numerosas espécies de borboletas heliconinas na América. Assim como a maioria das borboletas e mariposas, elas também têm plantas preferidas para botarem seus ovos, onde tenha bastante alimento para as lagartas quando os ovos se abrirem.
As borboletas heliconinas sempre põem ovos nas flores de maracujá, pois as suas lagartas comem folhas de maracujá.
Como a lagarta passa todo o tempo na mesma planta até ficar adulta, a borboleta fêmea faz antes uma inspeção detalhada para certificar-se de não haver outros ovos na mesma folha. Ovos demais em uma mesma planta significa que, antes que as lagartas se transformem em borboletas, a comida terá acabado. Logo, se houver outros ovos, a fêmea vai procurar outra planta.

Algumas flores de maracujá parecem ter desenvolvido um mecanismo para tirar partido disso. Para evitar que sejam comidas por lagartas, as flores produzem seus próprios ovos falsos, umas manchas de tecido amarelo. Parecem-se tanto com ovos de borboletas heliconinas que as fêmeas as deixam de lado e escolhem outras.

Descansando à noite em árvores, de dia as monarcas voam a altitudes de até 110m, geralmente percorrendo cerca de 130km por dia.
Às vezes param para sugar néctar de flores, mas também usam a gordura de seu próprio corpo para voar sem parar durante mais de 100 horas.
Quando chegam à Califórnia, ao México ou à Flórida, essas borboletas estabelecem-se em certas árvores, que são usadas todos os anos por elas.
ficam nessas árvores durante todo o inverno, em estado de semi-hibernação, cobrindo os galhos e troncos das "árvores de Borboleta" com uma massa de asas cor-de-laranja e pretas (Como na foto acima).
Ao lado toda a beleza de uma borboleta monarca.
borboleta monarca
borboleta listrada de preto e branco posada numa flor cor de rosa
acasalando enquanto  ainda está com as asas molhadas do casulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário