terça-feira, 2 de outubro de 2012

Conhecendo os Animais !!!!!!

Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie classificada como "Em Perigo" na lista de animais ameaçados de extinção (Foto: Tamar)Que o Brsil é um dos países com maior biodiversidade, com uma grande quantidade de espécies de fauna e flora, não é novidade para ninguém. Que alguns desses animais correm sério risco de extinção, devido a uma série de fatores como desmatamento, caça ilegal, poluição, também não. Mas quais são, afinal, as espécies brasileiras ameaçadas?Agência Estado A arara-azul é uma ave da floresta amazonica Brasileira,do pantanal e tambem do serrado,ela é um dos passaros brasileiro que corem um enorme risco de extinçao.
A caça ilegal e a destruição do seu abitat natural é um dos motivos principais da extinçao desta eve linda e perfeita !!!!A perereca-verde (Hylomantis granulosa) foi considerada em risco crítico de extinção por ser conhecida em apenas uma localidade em Recife (PE). Contudo, foram encontradas novas populações no Estado e também em Alagoas. Segundo o ministério, se for encontrada em outros locais, seu status pode ser revisto. Mas isso não quer dizer que o animal não pode desaparecer, sofrendo com poluição, desmatamento, destruição de habitat e desequilíbrio ecológico  Foto: DivulgaçãoA perereca-verde  foi considerada em risco crítico de extinção por ser conhecida em apenas uma localidade em Recife (PE). Contudo, foram encontradas novas populações no Estado e também em Alagoas. Segundo o ministério, se for encontrada em outros locais, seu status pode ser revisto. Mas isso não quer dizer que o animal não pode desaparecer, sofrendo com poluição, desmatamento, destruição de habitat e desequilíbrio ecológico
 

Um dos maiores defensores das onças brasileiras teve a caça como o início de sua paixão pela espécie, mas hoje a ponta a prática, ao lado do turismo e da agropecuária, como as maiores ameaças à existência do animal. Ações da Polícia Federal (PF) indicaram, inclusive, que muitas vezes essas três áreas trabalham unidas - empresas de turismo criam "safáris" para caça da onça com apoio de fazendeiros - e aumentam a ameaça contra o animal. Para Peter Crawshaw Jr, apesar do aumento da população do animal a partir dos anos 70 e 80, a onça-pintada ainda corre risco de extinção por causa da ação do homem.

Segundo o biólogo, os animais estão encurralados em fragmentos de matas cada vez menores, com menos alimento. "A falta de alimento decorrente da diminuição de habitats naturais é agravada pela competição com o próprio homem, que caça como esporte ou para subsistência as mesmas espécies que constituem as presas dos grandes felinos", afirma Crawshaw.

Quando as presas - como capivaras, porcos-do-mato, veados, pacas e tatus - escasseiam, as onças passam a procurar alimento nas criações de gado, e uma vez tendo adquirido este hábito, viram alvos fáceis, pois perdem o instinto antipredador.

Alguns felinos chegam a mudar seus hábitos e passam a ficar perto das áreas ocupadas por humanos. Os ataques, embora raros, preocupam quem vive no local. E mesmo tendo sido vítima de uma onça e sofrido pequenos ferimentos, o especialista garante que os animais apenas reagem a provocações, e que os turistas têm se aproximado demais dos bichos, invadindo o seu habitat.

"Não há nenhum tipo de desequilíbrio no Pantanal. O único desequilíbrio é no comportamento humano, quando insiste em ficar perto demais dos animais apenas para agradar aos turistas. Quando o turista ultrapassa limites da segurança e do bom-senso, se aproximando demais de uma onça na natureza para fotografar o animal, ele aumenta a probabilidade de ocorrer um ataque, pelo fato de a onça poder interpretar essa aproximação como uma invasão de território ou mesmo como uma agressão. Essa possibilidade aumenta se o animal estiver defendendo a carcaça de uma presa ou, pior ainda, se estiver com filhotes. Essa probabilidade varia também com a natureza individual, havendo animais mais tolerantes ou mais agressivos, e até com a disposição do mesmo naquele momento. Não se pode esquecer que, apesar de alguns animais terem sido cevados com alimentos e terem aumentado o nível de tolerância à aproximação do homem, as onças são animais selvagens, que podem ter reações imprevisíveis", declarou.
uma onça-parda apareceu no alto de uma árvore na cidade de Franco da Rocha na região da Grande São Paulo e assustou e também encantou muita gente do lugar. A onça-parda subiu a 15 metros de altura num eucalipto e ficou lá por horas, preocupados com o destino do animal os populares chamaram bombeiros que por sua vez acionaram veterinários e biólogos para auxiliarem a captura segura do bicho. A rainha das selvas brasileiras
  Na onça-preta ocorre também o fenômeno do melanismo, comum aos leopardos asiáticos (pantera-negra) e outros felinos. A coloração amarela, neste caso, é substituída por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas oceladas encontradas nas onças comuns. O animal na forma melânica é chamado de onça-preta e em tupi-guarani recebe o nome de jagará-pichuna. Pela sua raridade, a onça-preta é animal que desperta grande procura por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram alguns zoológicos classificar esse animal como uma nova espécie. Um grave erro, visto que a onça-preta pode nascer no meio de uma ninhada de "pintadas", bem como de um cruzamento de onças-pretas pode nascer uma onça pintada
  A onça-preta ocorre com freqüência em regiões florestadas.
  É um animal de impressionante corpulência e agilidade. um macho adulto chega da ponta do focinho à ponta da cauda 2,50 m e pode pesar até 130 kg. Sua principais presas são veados, capivaras e porcos-do-mato.

Um comentário:

  1. Caro responsável por esta página.

    Gostaria de solicitar a inclusão do CRÉDITO FOTOGRÁFICO, ou a remoção de uma fotografia de minha autoria neste site. Trata-se da Perereca-Verde (Hylomantis granulosa) que está neste link.
    Esta foto não está e nem foi vendida para nenhum meio de divulgação por isso é de uso restrito onde a utilização desta é permitida somente com a MINHA AUTORIZAÇÃO, portanto espero que tomem providencias cabíveis para esta apropriação desta imagem de minha autoria, evitando assim medidas drásticas quanto á isso.

    Cordialmente.
    Thais F.

    ResponderExcluir