terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eu me chamo Aline, tenho 28 anos e moro em Angra dos Reis , onde tem muitas plantas e muitas epecies de animais.Eu gostaria de dizer pára  vocês que eu adoro os animais e quero mostrar pra todos um pouco dos nossos animais aqui  da minha regiao que por sinal é uma das mais lindas do pais, se não posso dizer do mundo.Eu particularmente amo minha cidade e minha regiao . Os animais que vão conhecer agora são tipicos da nossa regiao !!!!


São os tatus mais raros e maiores da atualidade, podendo pesar até 45 kg. Têm carapaça muito grossa e resistentes e a maior parte do dorso coberta por 11 a 13 cintas móveis. A cabeça e as orelhas são relativamente pequenas e as unhas grandes e curvas, chegando a alcançar até 15 cm nas patas dianteiras. Procuram alimento cavando a terra, especialmente onde haja cupinzeiros e outros ninhos de insetos. Têm hábitos noturnos. São muito velozes e habitam as orlas das matas. No Pantanal aparecem agora muito raramente, mas há registro de sua existência na região da Serra da Bodoquena. Estão na lista dos animais ameaçados de extinção.
Eu pessoalmente já tive oportunidade de encontrar com varios desses por nossas estradas,uns infelismente são atropelados, mas sepre que podemos ligamos para o corpr de bombeiros mais proximos  , pois eles são preparados para levalos a um lugar seguro .
 Capivara
Entre as espécies conhecidas no cerrado, estão mamíferos, aves, anfíbios, répteis e insetos. Algumas correm o risco de extinção, como, por exemplo, a anta, o lobo-guará, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, a lontra, o pato-mergulhão, o falcão de peito vermelho, entre outros.
O bioma Mata Atlântica, o segundo maior do Sudeste, é localizado mais próximo ao litoral. Também é um bioma rico, com grande variedade de animais, como mamíferos, aves, peixes, anfíbios, répteis, insetos e outros invertebrados. Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o tamanduá-bandeira e a capivara, que também estão no bioma Cerrado. Ou, ainda, o mico-leão dourado, o bicho preguiça, a jaguatirica, o tatu-pelado e o cachorro do mato, entre outros.
 Agora, pesquisadores descobriram que as rãs de olhos vermelhos se comunicam entre si através de vibrações, causadas pela agitação de galhos de plantas.
Quando uma rã macho sente que outro macho pode estar transgredindo seu território, ela começa a se mover de maneira agressiva, contraindo e estendendo seus pequenos membros a cerca de 12 vezes por segundo, o que envia vibrações pela planta até a outra rã. Geralmente, o outro macho envia o mesmo sinal como resposta.
“Eles estão essencialmente fazendo flexões com suas pernas traseiras, mas flexões realmente rápidas”, disse Michael Caldwell, cientista de pós-doutorado no Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical e principal autor do estudo.
O ato é um sinal de agressividade masculina, testemunhado durante a estação de acasalamento das rãs. Os machos podem também enviar sinais acústicos uns aos outros, ou se envolverem em lutas físicas até que a rã mais fraca deixe o local, segundo Caldwell.
Após observar a agitação, ou tremulação, ele testou sua hipótese nas rãs simulando disputas territoriais, com o uso de uma rã robótica e um sacudidor mecânico.
Outros estudos mostraram que insetos enviam sinais através de plantas e árvores, mas esta foi a primeira demonstração de sinalizações com vibração em plantas em vertebrados. Ocorrências de macacos balançando galhos para outros, por exemplo, sempre foram interpretadas como uma forma visual de comunicação.Esaa especie linda de macaco é encontrada nas nossas serras em Angra,

Biologia:

Os poucos sons emitidos podem ser altissimos, sendo ouvidos a uns 5 km de distância. Em determinadas horas do dia vocalizam (ronco) em grupo, ao alvorecer e ao entardecer, ou besporadicamente durante o dia para informa sua propria posição aos grupos mais proximos.

Alimentação:

Alimentam-se de folhas (40 a 60%), principalmente folhas novas e frutos.

Tempo de Gestação:

A gestação é de 185 -195 dias aproximadamente
 Essa especie de Gambas , tambem sao encontradas em nossa mata,e muitas atravessa as estradas e correm o risco de atropelamento com seus filhotes!

Saruê, Didelphis aurita, gambá-de-orelha-preta, é um marsupial. Podendo atingir 60 a 90cm e pesar até 1,6 kg, alimenta-se praticamente de tudo o que encontra: insetos, larvas, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras e etc. Apresenta duas camadas de pelos, uma interna como uma espécie de lanugem de coloração ferrugínea e outra externa de pêlos longos de cor cinza ou preta. Barriga e cabeça cor de ferrugem e com marcas distintas de cor preta e ferrugíneas sobre a fronte com orelha de cor preta e desnuda, inspirando seu nome popular. Possui uma glândula que exala odor desagradável na região do ânus. A fêmea possui uma no ventre o marsúpio, bolsa formada pela pele do abdome onde encontram-se 13 mamas. Na gestação de cerca de 13 dias a fêmea tem 8 filhotes que ficam presos nas tetas da mãe por 3 meses podendo dar 2 crias por ano. Abriga-se em ocos de árvores, entre folhas, ninhos de aves, forro de residências. Excelente escalador de árvores. São considerados ótimos controladores de populações de roedores e dispersores de sementes. Habitam florestas, regiões cultivadas e áreas urbanas em toda a Mata Atlântica e Restinga brasileira, ocorrendo também no norte do Rio Grande do Sul e Amazônia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário